Aventureiros Sertanejos,
Segue novo informativo visando tirar algumas dúvidas sobre o Desafio dos Sertões.
Faltam poucos dias para a largada do Desafio dos Sertões, a terceira etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura e uma prova válida pelo RBCA – estamos, inclusive, na expectativa dos tão solicitados GPS treking de Togumi.
Serão 134 km de muita aventura no Serão do Vale do rio São Francisco. Neste boletim trazemos detalhes importantes para sua participação na prova, o regulamento da competição com equipamentos obrigatórios (by Organização Explorer), como vai estar o clima na região, dentre outras informações.
O clima em Juazeiro/Petrolina está mais ameno do que o normal, e mesmo devendo VER PREVISÃO DO TEMPO ter bastante sol durante o dia, as temperaturas estarão um pouco abaixo do normal no período noturno, logo, é sempre bom uma prevenção extra contra sol e contra frio.
Sáb, 14/08
MÁX.: 29ºC
MÍN.: 18ºC
0mm 0% - Sol com algumas nuvens. Não chove.
Dom, 15/08
MÁX.: 30ºC
MÍN: 20ºC
0mm 0% - Sol com algumas nuvens. Não chove
PROGRAMAÇÃO:
• 13/08 – Abertura do Check-in – 18:00h - Vaporzinho
• 13/08 – entrega dos mapas – a partir das 19:00h - Vaporzinho
• 14/08 – entrega das bikes a organização, ou preferencialmente na comunidade de Campo dos Cavalos – das 06:00 as 08:00h
• 14/08 – Briefing oficial – 08:20h – Ilha do Fogo
• 14/08 – Largada as 09:00h – Ilha do Fogo
• 14/08 – Desenvolvimento da corrida (todo o restante do dia)
• 15/08 – Previsão de chegada da primeira equipe – madrugada
• 15/08 – Final da prova - 12:00h
• 15/08 – Premiação e encerramento 12:30h
• 15/08 – Festa de confraternização com organizadores e atletas
Lembramos que todos equipamentos devem ser carregados durante toda a prova.
ÔNIBUS
O ônibus disponibilizado ficará estacionado em frete ao Hotel Fiesta, o qual gentilmente disponibilizou garagens para quem desejar deixar seus veículos em Salvador. A concentração está prevista para as 20:00 h. Não podemos atrasar muito, pois compromete toda a logística na chegada em Juazeiro. As vagas devem ser confirmadas com nome completo, número da identidade e o pagamento de R$ 50,00.
AÇÃO SOCIAL
Não esquecer de levar 2 kg de alimentos não-perecíveis por atleta para serem entregues no momento do check in. Só será possível fazer o check in da equipe após a entrega dos alimentos.
ENTREGA DAS BIKES
As bicicletas devem ser entregues das 06:00h às 08:00h na comunidade de Campo dos Cavalos. Os atletas que estiverem vindo no ônibus da organização, terão a opção de deixar logo as bikes antes do desembarque em Juazeiro.
RETIRADA DAS BIKES
Ao final do trecho de mountain bike os atletas deixarão suas bicicletas diretamente em um barco disponibilizado pela organização do Desafio dos Sertões, e virá navegando tranquilamente e sem choques até a linha de chegada. Ainda assim, informamos que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por quaisquer danos (arranhões, quebra de peças e etc) que ocorram durante o transporte. Não carregaremos bicicletas que não estejam em cima do caminhão. Também não carregaremos outros equipamentos além dos que forem específicos da modalidade mountain bike, sendo estes somente: capacete, sapatilha, luvas e farol de bike. Tudo deve estar preso à sua bicicleta para que não se misture com os equipamentos de outros atletas. Não nos responsabilizamos por materiais perdidos, por isso, indicamos colocar tudo em um saco único com o nome da equipe e prendê-lo nas bicicletas assim que colocadas em cima do barco (com capacidade para mais de 100 pessoas)
PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA E RETIRADA DE REMOS PRÓPRIOS
As equipes que possuírem remos próprios deverão deixá-los próximo a área de transição dos caiaques (mesmo local da largada). Eles devem estar juntos, amarrados com uma corda, e devidamente identificados para evitar possíveis confusões.
Ao final do trecho, a organização fará o transporte dos remos até a chegada, desde que estejam devidamente amarrados e identificados. Pedimos apenas que as equipes que possuírem remos próprios, ENTREGUEM ESTES ao PC no momento que chegarem na Área de Transição (AT). Vocês serão responsáveis por entregar e avisar ao PC que possuem remos próprios que devem ser levados para a chegada. NÃO SERÁ PERMITIDO DEIXAR QUALQUER OUTRO TIPO DE EQUIPAMENTO, QUE NÃO OS REMOS. Tudo o que for deixado, além dos remos, será desprezado pela organização.
REGULAMENTO
1) COMPETIÇÃO
1.1 – A Corrida de Aventura DESAFIO DOS SERTÕES será realizada nos dias 13 a 15 de agosto de 2010, tendo como base a cidade de Juazeiro, Bahia;
1.2 – A prova é válida pela 3ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2010
1.3 – O percurso tem aproximadamente134 km de deslocamento, divididos entre as modalidades: Orientação com mapa e bússola, trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais e natação;
1.4 – Todo contexto da prova, obedece aos princípios estabelecidos pela FBCA para o ano de 2010.
1.5 – A prova contará com um fiscal da FBCA que funcionará como fiscal e juiz para tomada de atitudes (juntamente com a organização) no momento do DESAFIO.
2) CATEGORIAS
2.1 – A prova será disputada em Quartetos (ao menos um integrante do sexo oposto) e duplas
3) NOMENCLATURAS
3.1 – PC (Posto de controle): Ponto de passagem OBRIGATÓRIO para todas as equipes. Haverá fiscais de prova com planilhas de passagem, as quais devem ser assinadas pelas equipes;
3.2 – PCV (Posto de controle virtual): Ponto de passagem OBRIGATÓRIO para todas as equipes. Ao encontrá-lo, guardar a informação solicitada previamente pela Organização, e informá-la ao fiscal do próximo PC;
3.3 – AT (Área de Transição): Local onde acontece a troca de modalidades (Ex. Trekking – Mountain bike).
§ 1° – Os PC’s e PCV’s devem ser alcançados pelas equipes em ordem crescente;
§ 2° – A obrigação do preenchimento e assinatura das planilhas de passagem é das equipes, e não dos fiscais de PC.
4) CLASSIFICAÇÃO
Para fins de classificação final das equipes participantes da etapa, dentro da respectiva categoria, será considerada a seguinte ordem:
4.1 – Equipes que percorreram completamente o percurso oficial sem cortes, pelo critério de menor tempo;
4.2 – Equipes que tenham sido cortadas, por ordem crescente do numero de PCs registrados dentro da seqüência, seguido pelo critério de menor tempo;
4.3 – Equipes desistentes, por ordem crescente do numero de PCs registrados dentro da seqüência, seguido pelo critério de menor tempo.
§ 1° – Em caso de duas ou mais equipes estiverem empatadas nos critérios acima descritos, será utilizado como critério de desempate a ordem de chegada no último PC que tenha registro de tempo/passagem das equipes, e que esclareça a ordem de chegada;
§ 2° – A equipe que quebrar a seqüência de PC’s ou deixar de pegar algum PC será classificada de acordo com o item 4.3.
5) EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
5.1 – Por Equipe – Todas as modalidades
• 1 Bússola;
• 1 Manta térmica;
• 1 Celular, OPERADORA VIVO, com bateria carregada;
• 1 Faca/Canivete (mínimo 5cm de lâmina);
• Kit de Primeiros Socorros:
o Antiinflamatório – 2 comprimidos;
o Antidiarréico – 2 comprimidos;
o Antialérgico – 2 comprimidos;
o Analgésico/Antitérmico – 2 comprimidos;
o Mistura para desidratação – 2 envelopes;
o Esparadrapo – 1 rolo; o Gaze – 1 pacote;
o Alcool Iodado – 20 ml;
o Sal – 10mg.
5.2 – Por Atleta – Todas as Modalidades:
• 1 Apito;
5.2.1 Mountain Bike:
• Bicicleta MTB;
• Capacete;
• Luvas;
5.2.2 Natação:
• Colete Salva-vidas;
• Apito (preso ao colete).
5.2.3 – Canoagem
• Colete Salva-vidas;
5.2.4 – Técnicas Verticais
Somente metade da equipe fará a etapa de vertical, a outra metade ficará responsável pela segurança durante a descida.
• Cadeirinha
• Fita ou soleira
• Freio
• 3 mosquetões (explicações no briefing)
Equipamentos proibidos:
• GPS ou qualquer (inclusive relógio com GPS)
• Mapas não fornecidos pela organização;
• Armas;
§ 1º – A falta de qualquer equipamento obrigatório ocasionará na parada da equipe no Posto de Controle onde foi descoberta a falha até que esta peça seja substituída. O tempo continuará correndo para essa equipe, que será penalizada ou desclassificada caso o equipamento não seja substituído.
Não haverá caixas de suprimentos para as equipes durante o percurso
6) DESCLASSIFICAÇÃO Será desclassificada a equipe que:
6.1 – Usar qualquer meio de transporte não autorizado pela organização para progredir ou avançar na competição;
6.2 – Usar guia local para conduzir a equipe ou integrante;
6.3 – Se separar durante o percurso. A não ser que, a organização estipule divisão da equipe durante algum trecho da prova.
6.4 – Acionar resgate;
6.5 – Cometer atitudes anti-desportivas, agressivas e/ou destrutivas.
7) RECURSOS:
7.1 – A equipe poderá entrar com recurso por escrito, entregue pelo Capitão da equipe à Organização, até 1 hora após a chegada da última equipe de sua categoria, mediante documento assinado por todos da equipe;
7.2 – Se necessário, serão sorteados 03 capitães de equipe que, juntamente com os diretores da prova e fiscal FBCA, farão o júri da prova;
7.3 – Os organizadores se pronunciarão ao final da prova, desde que julguem válido o material comprobatório.
8 ) CONSIDERAÇÕES FINAIS
8.1 – A organização da Corrida de Aventura DESAFIO DOS SERTÕES decidirá sobre qualquer caso omisso a este regulamento.
PARÁGRAFO ÚNICO – O que não é proibido é permitido
Esperamos vocês em Juazeiro