CURTA A FAN PAGE DA FBCA NO FACEBOOK!

Clique aqui, Curta a FAN PAGE FBCA no Facebook e acompanhe as notícias relacionadas à Corrida de Aventura da Bahia!



REGULAMENTO CBCA 2011

 
REGULAMENTO CBCA 2011


1- DAS COMPETIÇÕES

1.1 O CBCA será composto por etapas, definidas no ANEXO I, as quais deverão apresentar a maior parte do seu percurso não balizado e desconhecido pelos atletas participantes e que exijam o deslocamento dos atletas através de, no mínimo, 4 (quatro) modalidades de esporte de aventura, dentre Mountain Bike, Trekking, Natação, Canoagem e Técnicas Verticais.

1.2 A FBCA, através de sua diretoria, poderá, a seu livre arbítrio, promover qualquer alteração quanto à quantidade de etapas do CBCA, caso julgue que a referida alteração interfira positivamente na condução e credibilidade do CBCA.

1.3 Os organizadores das competições, obrigatoriamente, estabelecerão os pontos de corte de percurso antes da largada da prova e o tempo limite da prova, podendo ser alterado durante o percurso desde que seja garantida pelo organizador a comunicação a todas as equipes.

1.4 A responsabilidade legal sobre a corrida é do Organizador da mesma. A FBCA será responsável pelas decisões do circuito como um todo.

2- DAS CATEGORIAS

2.1 – Para Rankeamento no CBCA serão pontuadas duas categorias:

- Quarteto - Equipes formadas por 4 atletas, dos quais, no mínimo um, seja do sexo feminino.
- Dupla – Equipes formadas por dois atletas de qualquer sexo.

2.2 – Fica facultativa ao organizador, a quantidade de categorias a ser premiada em sua prova, com o intuito de valorização dos participantes, sendo de sua responsabilidade, a comunicação aos atletas das categorias que não pontuarão no CBCA devido a diferenças no percurso final.

3- DA PARTICIPAÇÃO DO CBCA

3.1 A equipe participante do CBCA em situação regular deve manter o mesmo nome (título) que a caracteriza, podendo variar os patrocinadores que o complementam. No caso de associação de nome de equipes vale para efeito de pontuação o primeiro nome à esquerda, desconsiderando o nome do patrocinador.

3.2 Serão consideradas participantes do CBCA em situação regular aquelas equipes que tiverem todos os seus atletas federados (anuidade paga) antes da realização da prova. Caso a equipe tenha a participação de algum atleta em situação irregular junto à federação, seja por falta de pagamento da anuidade ou por suspensão, a equipe não será considerada para efeito de classificação na respectiva prova e pontuação no ranking.

3.2.1 – Será concedida franquia de uma prova (participação sem estar federado) para atletas novatos. Entende-se por atletas novatos aqueles que não tenham participado de nenhuma etapa do circuito baiano de corrida de aventura a partir do ano de 2008.

3.2.2 – Caso a equipe seja formada por 100% de integrantes novatos, pelo menos um integrante deve estar federado (anuidade paga) antes da realização da prova, para que a equipe possa ser reconhecida como participante do CBCA e pontuar no ranking.

3.3 – Para participar do CBCA, a equipe deverá efetuar a inscrição dos atletas enviando um e-mail para inscrição@fbca.com.br, antes da participação da sua primeira prova, caso não seja enviado à inscrição será considerado a formação da sua primeira prova no ano.

3.4 – A equipe somente pontuará no CBCA se houver a participação de pelo menos 1(um) integrante inscrito no CBCA, conforme procedimento descrito no item 3.3.

4- DA PONTUAÇÃO

4.1 Para fins de pontuação nas etapas do CBCA serão usadas a classificação oficial da prova entre as equipes participantes do CBCA em situação regular, conforme a tabela abaixo (a partir de 2010 não será mais considerado a multiplicação de peso pelo fator da distância):

1º - 40 pts
2º - 35 pts
3º - 31 pts
4º - 28 pts
5º - 26 pts
6º - 24 pts
7º - 22 pts
8º - 20 pts
9º - 18 pts
10º - 16 pts
11º - 14 pts
12º - 12 pts
13º - 10 pts
14º - 08 pts
15º - 06 pts
16º - 05 pts
17º - 04 pts
18º - 03 pts
19º - 02 pts
20º - 01 pts

Obs: Do 20º lugar em diante - 01 ponto

4.2 Para ter direito à pontuação válida para o CBCA as equipes (dupla ou quarteto) deverão iniciar a prova pelo pórtico de largada e obrigatoriamente terminá-la no pórtico de chegada, ficando livre ao diretor técnico da prova, a depender das condições do evento, modificar o tempo limite de prova ou do local de chegada da competição, desde que essas modificações sejam aplicadas para todas as equipes competidoras (duplas ou quartetos);

4.2.1 Para fins de classificação final das equipes participantes da etapa, dentro da respectiva categoria, serão consideradas a seguinte ordem:

a) Equipes que percorreram completamente o percurso oficial, sem cortes – pelo critério de menor tempo.

b) Equipes que tenham sido cortadas – por ordem crescente do numero de PCs registrados dentro da sequência, seguido pelo critério de menor tempo. Neste caso terão direito a 80% do valor da pontuação referente à respectiva classificação.

4.3 - Em caso de duas ou mais equipes estiverem empatadas nos critérios acima descritos será utilizado como critério de desempate à ordem de chegada no último PC que tenha registro de tempo/passagem das equipes e que esclareça a ordem de chegada.

4.4 – Será celebrada campeã do CBCA a equipe que obter a maior pontuação dentro do ano, considerando a soma de todas as etapas do CBCA. Em caso de empate de pontuação será utilizado à sucessão de melhores resultados até que se consiga concluir a colocação das equipes, ou seja, quantidade de primeiros lugares, seguido de quantidade de segundos lugares e assim sucessivamente.

Caso persista o empate, o campeão será a equipe que tiver o melhor resultado na última prova.

4.6 - Trechos suprimidos pelo organizador por motivos de força maior não serão considerados corte de prova.

5 – DESCARTE

5.1 - Para efeito de pontuação, está vedada a opção de descarte de prova para quartetos, mantendo-se a opção de descarte de uma prova para as duplas, incluindo alguma prova que a dupla não tenha participado.

6- DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

6.1 - As decisões da Diretoria no que pertine ao regulamento do campeonato deverá ficar adstrita aos casos omissos e sempre tomadas pelo colegiado composto de, pelo menos, três diretores, ficando vedada em qualquer hipótese a modificação de critérios expressos, permanecendo inalterável a competência da Assembleia de filiados para esse fim; Todas as dúvidas/casos omissos a este regulamento serão sanadas pela Diretoria da FBCA.

6.2 - Este regulamento será anualmente avaliado e aperfeiçoado utilizando as sugestões dos que participarem do mesmo. Caso os responsáveis pela FBCA julguem que alguma regra não está sendo justa para refletir a real qualidade entre as equipes, esta poderá ser modificada a qualquer momento.

6.3 - Cada participante do CBCA é um fiscal do mesmo, tendo a obrigação de comunicar erros feitos em lançamentos, inclusive os de seu próprio resultado.

6.4 – As provas do CBCA deverão ter regulamentos complementares fornecido pelo organizador seguindo os mesmos critérios de classificação deste.

6.5 - Este Regulamento entra em vigor a partir da 2° etapa na Praia do Forte, conforme decidido em assembléia realizada dia 19/05. Ficando o critério de classificação da 1ª. Prova (janeiro de 2011) mantida conforme o regulamento vigente durante sua realização.

Mauro Abram
Presidente da FBCA

Ângelo de Oliveira Santana
Diretor Técnico

                                                                                                                                                                 
                                          

ANEXO I

CALENDÁRIO CBCA 2011 CATEGORIA DUPLAS

1ª Etapa - 21 a 23 de janeiro

2ª Etapa - 28 e 29 de maio

3ª Etapa - 12 e 13 de agosto

4ª Etapa - 01 e 02 de outubro

5ª Etapa – 26 e 27 de novembro



CALENDÁRIO CBCA 2011 CATEGORIA QUARTETO

1ª Etapa - 21 a 23 de janeiro

2ª Etapa - 12 e 13 de agosto

3ª Etapa – 26 e 27 de novembro