CAMPEONATO BAIANO DE CORRIDA DE AVENTURA
REGULAMENTO 2010
1- DAS COMPETIÇÕES
1.1 O CBCA será composto por 5 etapas, definidas no ANEXO I, as quais deverão apresentar a maior parte do seu percurso não balizado e desconhecido pelos atletas participantes e que exijam o deslocamento dos atletas através de, no mínimo, 4 (quatro) modalidades de esporte de aventura, dentre Mountain Bike, Trekking, Natação, Canoagem e Técnicas Verticais.
1.2 A FBCA, através de sua diretoria, poderá, a seu livre arbítrio, promover qualquer alteração quanto à quantidade de etapas do CBCA, caso julgue que a referida alteração interfira positivamente na condução e credibilidade do CBCA.
1.3 Os organizadores das competições, obrigatoriamente, estabelecerão os pontos de corte de percurso antes da largada da prova e o corte por tempo limite da prova.
1.4 A responsabilidade legal sobre a corrida é do Organizador da mesma. A FBCA será responsável pelas decisões do circuito como um todo.
2- DAS CATEGORIAS
2.1 – Para Rankeamento no CBCA serão pontuadas duas categorias:
- Quarteto - Equipes formadas por 4 atletas, dos quais, no mínimo um, seja do sexo feminino.
- Dupla – Equipes formadas por dois atletas de qualquer sexo.
2.2 – Fica facultativa ao organizador, a quantidade de categorias a ser premiada em sua prova, com o intuito de valorização dos participantes, sendo de sua responsabilidade, a comunicação aos atletas das categorias que não pontuarão no CBCA devido a diferenças no percurso final.
3- DA PARTICIPAÇÃO DO CBCA
3.1 A equipe participante do CBCA em situação regular deve manter o mesmo nome (título) que a caracteriza, podendo variar os patrocinadores que o complementam. No caso de associação de nome de equipes vale para efeito de pontuação o primeiro nome à esquerda, desconsiderando o nome do patrocinador.
3.2 Serão consideradas participantes do CBCA em situação regular aquelas equipes que tiverem todos os seus atletas federados (anuidade paga) antes da realização da prova. Caso a equipe tenha a participação de algum atleta em situação irregular junto à federação, seja por falta de pagamento da anuidade ou por suspensão, a equipe não será considerada para efeito de classificação na respectiva prova e pontuação no ranking.
3.2.1 – Será concedida franquia de uma prova (participação sem estar federado) para atletas novatos. Entende-se por atletas novatos aqueles que não tenham participado de nenhuma etapa do circuito baiano de corrida de aventura a partir do ano de 2008.
3.2.2 – Caso a equipe seja formada por 100% de integrantes novatos, pelo menos um integrante deve estar federado (anuidade paga) antes da realização da prova, para que a equipe possa ser reconhecida como participante do CBCA e pontuar no ranking.
3.2.3 – Equipes de outros estados terão franquia de duas provas em 2010 da FBCA. A partir da 3ª etapa deverá ter a obrigatoriedade de federar na FBCA pelo menos dois membros que não estejam residindo na Bahia e/ou participando do CBCA por equipes baianas.
3.3 – Para participar do CBCA, a equipe deverá efetuar a inscrição de 4 atletas enviando um e-mail para inscrição@fbca.com.br, antes da participação da sua primeira prova, caso não seja enviado à inscrição será considerado a formação da sua primeira prova no ano.
3.4 – A equipe somente pontuará no CBCA se houver a participação de pelo menos 2 (dois) integrantes inscritos no CBCA, conforme procedimento descrito no item 3.3.
4- DA PONTUAÇÃO
4.1 Para fins de pontuação nas etapas do CBCA serão usadas a classificação oficial da prova entre as equipes participantes do CBCA em situação regular, conforme a tabela abaixo (a partir de 2010 não será mais considerado a multiplicação de peso pelo fator da distância):
1º - 40 pts
2º - 35 pts
3º - 31 pts
4º - 28 pts
5º - 26 pts
6º - 24 pts
7º - 22 pts
8º - 20 pts
9º - 18 pts
10º - 16 pts
11º - 14 pts
12º - 12 pts
13º - 10 pts
14º - 08 pts
15º - 06 pts
16º - 05 pts
17º - 04 pts
18º - 03 pts
19º - 02 pts
20º - 01 pts
Obs: Do 20º lugar em diante - 01 ponto
4.2 Para fins de classificação final das equipes participantes da etapa, dentro da respectiva categoria, seremos consideradas a seguinte ordem:
a) Equipes que percorreram completamente o percurso oficial, sem cortes – pelo critério de menor tempo.
b) Equipes que tenham sido cortadas – por ordem crescente do numero de PCs registrados dentro da sequência, seguido pelo critério de menor tempo. Neste caso terão direito a 80% do valor da pontuação referente à respectiva classificação.
4.3 Em caso de duas ou mais equipes estiverem empatadas nos critérios acima descritos será utilizado como critério de desempate à ordem de chegada no último PC que tenha registro de tempo/passagem das equipes e que esclareça a ordem de chegada.
4.4 As Equipes que tiverem atletas ligados diretamente à organização de alguma etapa válida pelo campeonato baiano terão direito a pontuação diferenciada nas provas que estiverem organizando, equivalente a média entre seus resultados obtidos durante o respectivo campeonato ou substituir os atletas por convidados, (conforme item 3.3) devendo informar antes do início da corrida se optará pela média dos pontos ou pelo resultado da equipe participante.
4.4.1 Os organizadores deverão identificar, antes do início do campeonato, o nome de uma, e apenas uma equipe, que terá direito a optar pela pontuação diferenciada e que não poderá pontuar na prova da organização que está ligada.
4.5 – Será celebrada campeã do CBCA a equipe que obter a maior pontuação dentro do ano, considerando a soma de todas as etapas do CBCA.
4.6 - Trechos suprimidos pelo organizador por motivos de força maior não serão considerados corte de prova.
5- DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
5.1 Todas as dúvidas/casos omissos a este regulamento serão sanadas pela Diretoria da FBCA.
5.2 - Este regulamento será anualmente avaliado e aperfeiçoado utilizando as sugestões dos que participarem do mesmo. Caso os responsáveis pela FBCA julguem que alguma regra não está sendo justa para refletir a real qualidade entre as equipes, esta poderá ser modificada a qualquer momento.
5.3 - Cada participante do CBCA é um fiscal do mesmo, tendo a obrigação de comunicar erros feitos em lançamentos, inclusive os de seu próprio resultado.
5.4 – As provas do CBCA deverão ter regulamentos complementares.
5.5 - Este Regulamento entra em vigor na data de sua divulgação.
Mauro Abram
Presidente da FBCA
Ângelo de Oliveira Santana
Diretor Técnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário